Flávio da Luz de Oliveira
Nas restingas de mata nativa, aqui no distrito da Fortaleza, município de Cidreira, existe uma planta trepadeira que dá uma frutinha vermelha chamada fruta do sono. É venenosa. Se uma pessoa ou um animal a ingesta, cai imediatamente em sono profundo e, de acordo com o peso e tamanho desse ser vivo, pode ser fatal. Dorme e não acorda nunca mais.
O menino do cabelo vermelho gosta muito da menina do cabelo preto cacheado. São vizinhos e andam sempre juntos. A menina adora pássaros. O menino queria agradá-la, então, capturou um cardeal e colocou na gaiola para levar no dia seguinte, aniversário da menina. A passarada veio e fez algazarra. Em desespero bicaram e bateram com as asas, mas não conseguiram libertá-lo. Trouxeram frutinha do sono e serviram para o cativo. O pássaro morreu deitado de barriga para cima.
Quando a menina chegou pela manhã e viu ele assim, chorou em altos prantos. As suas lágrimas molharam a cabeça do passarinho que abriu os olhinhos. Imediatamente levantou, bateu suas asas e piou bem alto. Veio toda a passarada em revoada.
A menina abriu a gaiola. Colocou o pássaro na palma da mão, abraçou o menino, e soprou forte o cardeal que voou para junto de seus amigos. Fizeram uma última revoada e foram cantar nas taquareiras!
Site desenvolvido pela Editora Metamorfose